Psicanálise, Psicologia e Psiquiatria.
- Marcia Cristina Teixeira
- 20 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de out. de 2024

Você sabe a diferença entre o psicanalista, o psicólogo e o psiquiatra? É uma dúvida comum, então vamos falar das principais diferenças de forma bem resumida:
Psicanálise: Fundada por Sigmund Freud, a psicanálise é uma abordagem teórica e terapêutica que foca na investigação do inconsciente. Ela busca revelar, por meio do discurso, atuações e repetições , conflitos internos reprimidos que se manifestam por sintomas, atos falhos e sonhos. Esses conteúdos estão fora da percepção consciente, em geral, por terem uma carga de inadequação moral ou social. É importante frisar que o foco da psicanálise não é, exatamente, a doença, mas sim o auxílio que a análise promove para sua ampla compreensão. A formação de um psicanalista inclui análise pessoal, supervisão e estudo das obras de Freud e seus sucessores. Embora não exija uma graduação específica, o psicanalista deve seguir um processo formativo, seja de forma estruturada em uma escola ou pelo chamado "passe", dispositivo proposto pelo psicanalista Jacques Lacan que conta com a participação de um grupo de pessoas que compõem o cartel (uma espécie de conselho). Psicanalistas têm sua profissão classificada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), no Ministério do Trabalho – Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50, podendo exercer sua profissão em todo o Brasil. O profissional pode ser chamado também de Analista e o paciente de Analisando.
Psicologia: A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais, utilizando diversas abordagens terapêuticas, como a terapia cognitivo-comportamental, humanista, a própria psicanálise, entre outras. Ao optar pela abordagem psicanalítica, o psicólogo deve atender aos requisitos de aprofundamento teórico, análise pessoal e supervisão. Psicólogos podem atuar em áreas como clínica, organizacional, educacional, jurídica, entre outras. Para se tornar psicólogo é necessário fazer a graduação.
Psiquiatria: É uma especialidade voltada ao diagnóstico e tratamento de transtornos mentais, com possibilidade farmacológica. O psiquiatra é um médico que, após a graduação em Medicina, faz uma especialização em psiquiatria. Apenas o psiquiatra pode prescrever medicamentos, algo que psicólogos e psicanalistas não podem fazer. Assim como o psicólogo, o psiquiatra também pode atuar como Analista, mas claro, seguindo os critérios já mencionados.